quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Plagiadíssimo



Edição de 20 de Fevereiro de 2008
















Já não é a 1ª, 2ª ou 3ª vez que isto acontece, jornais portugueses com fotos iguais na capa. É frustante porque dá a sensação que os jornais se andam a plagiar uns aos outros. Acho que existe um pouco de falta de trabalho de casa por parte das editoras dos jornais. E depois parece que só existe um ou dois fotógrafos. Quantos não são os fotógrafos ou aspirantes a fotógrafos ou simplesmente grandes apreciadores de fotografia que gostariam de ter as suas fotos num jornal?? Com estes erros as editoras estão apenas a dar oportunidades só aquele núcleozinho e esquecem-se que existem outras pessoas que têm grandes aptidões para a fotografia e que por vezes até conseguem melhores resultados do que os fotografos profissionais...não estou a falar de mim, por amor de deus, mas conheço alguns amigos que são o caso.


2 comentários:

Ana Dionísio disse...

Muito bem dito! Ainda a semana passada tinha reparado nisso, penso que era num jornal desportivo com a foto de capa igualzinha a outro que saiu no mesmo dia! Na altura achei caricato pois acho que costuma acontecer muitas vezes, e pensei se seria porque haviam poucas imagens disponíveis sobre o assunto ou se o fotógrafo enganou a malta toda.. :D Assim, para além da falta de originalidade e doferenciação entre os jornais, só se investe num monóplio de objectivas... que pena! Nós aqui com tanta vontade de contribuir...

bjs

António Pedro Valente disse...

Pois é tem alguma razão; mas o motivo porque acontece este tipo de casualidades e porque na grande maioria das vezes as imagens são de agencias internacionais como a reuteurs, epa, lusa... Os jornais na grande maioria tem um serviço online directo das agencias e na altura de escolher cada editor faz a sua opção e não andam a telefonar uns aos outros para saber o que cada um vai por e quando são temas quentes toda a gente escolhes as mais pugentes a nivel de imagem. É provavel que imagens como esta tenha saido neste dia na capa de muitos jornais a nivel mundial. a nivel mundial existem 3 ou 4 agencias mas as mais utilizadas são a reuteurs por tanto entre todas as imagens das agencias esta deve ter sido a mais emblematica que a agencia publicou.